A Vale divulgou o Relatório de Produção e Vendas relativo ao segundo trimestre de 2025. Segundo a mineradora, no Minério de Ferro a combinação de novos ativos em ramp-up e a maior confiabilidade operacional está suportando a maior aderência ao plano de produção de 2025. Melhorias operacionais tanto no Níquel quanto no Cobre levaram a recordes de produção no 2T desde 2021 e 2019, respectivamente, reforçando a tendência de alta. Em junho, o projeto Bacaba atingiu um marco importante com a obtenção da Licença Prévia.
A produção de minério de ferro totalizou 83,6 Mt, 4% (3,0 Mt) maior a/a, principalmente devido ao forte desempenho da planta de Brucutu, com o comissionamento da 4ª linha de processamento, e a um novo recorde de produção para um 2T no S11D. A produção de pelotas totalizou 7,9 Mt, 12% (1,0 Mt) menor a/a, em linha com a revisão do guidance de produção para 2025. As vendas de minério de ferro totalizaram 77,3 Mt, 3% (2,4 Mt) menores a/a, devido à estratégia de otimização de portfólio em priorizar a oferta de produtos de teor médio.
A produção de cobre totalizou 92,6 kt, 18% (14,0 kt) maior a/a, com maiores teores obtidos em Sossego, juntamente com a capacidade nominal alcançada no Complexo de Salobo e o ramp-up de VBME. O resultado representa a maior produção no 2T desde 2019 e dá continuidade a um padrão de crescimento contínuo da produção ao longo de três anos.
A produção de níquel totalizou 40,3 kt, 44% (12,4 kt) maior a/a, impulsionada pelo melhor desempenho dos ativos no Canadá e em Onça Puma, além de menores atividades de manutenção planejada, e com benefício adicional do ramp-up de VBME. A produção de 11,0 kt em Long Harbour representa o melhor resultado trimestral da história da refinaria. No total, o níquel registrou a maior produção para um 2T desde 2021.
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.
Anglo American e Ferroport celebram a exportação de 200 milhões t pelo Porto do Açu
Samarco adota sistemas inteligentes da Komatsu em 53 equipamentos e otimiza a gestão de f...
AMIG Brasil defende fiscalização rigorosa da CFEM e investimento em infraestrutura
Metso garante prontidão operacional para evitar paradas na produção de agregados e mine...
Anglo American e Ferroport celebram a exportação de 200 milhões t pelo Porto do Açu
Metso garante prontidão operacional para evitar paradas na produção de agregados e mine...
Samarco adota sistemas inteligentes da Komatsu em 53 equipamentos e otimiza a gestão de f...
Programa Formação Profissional da Vale oferece 47 vagas em Minas Gerais
Conexão Mineral - Notícia mais lida na Conexão Mineral em julho de 2025
Women in Mining Brasil - Mentoria que transforma: seja um(a) mentor(a) da 2ª edição do Programa da WIM Brasil